top of page

Afrodite - como trabalhar a energia da Deusa em sua vida.




Afrodite é considerada a Deusa Grega do amor, tanto o amor romântico quanto o amor sexual.

Origem

Suas origens podem ser traçadas desde Chipre, onde um templo foi erguido ornando uma estrela, uma lua crescente e um pombo, todos símbolos usados muito tempo antes para honrar Inanna na Mesopotâmia e que foram associados a Afrodite posteriormente.

Seu culto é pré-helênico.

Afrodite foi cultuada em muitas regiões diferentes da Antiga Grécia. Seu culto se estendeu por Corinto, Esparta, Atenas, mas suas origens gregas se encontram em Chipre, ilha importante por suas minas de cobre, e um de seus maiores lugares de culto, por isso o metal sagrado de Afrodite é o cobre. Na realidade, Afrodite seria uma Deusa de origem oriental, primordialmente associada a Astarte, Ishtar, Inanna, cujo culto teria chegado à Grécia pelos mares, por meio de marinheiros e mercadores.

Surgimento

As lendas do surgimento (nascimento) de Afrodite são inúmeras, assim como todos os Deuses.

Minha preferida:

“ As lendas nos contam que, no início do mundo, Gaia e Urano deram à luz vários filhos. Quando Urano começou a aprisionar seus descendentes no Tártaro, Gaia convenceu Cronos, seu filho mais novo, forte e poderoso, a combater seu pai e derrotá-lo. Cronos destronou Urano usando uma foice confeccionada por Gaia, com a qual cortou os genitais do pai e os jogou ao oceano, tomando assim o poder. Ao serem atirados ao mar, os genitais foram carregados pelas ondas por um longo tempo. Em torno das genitálias imortais de Urano, uma espuma branca surgiu, e nela uma garota se formou, modesta e bela, sob cujos delgados pés começaram a brotar grama, foi chamada pelos Deuses e homens de Afrodite. A vida era nova e frágil quando Afrodite chegou com o suspiro da renovação … ela chegou à ilha de Chipre. Tão graciosa e sedutora era a Deusa que as estações correram para recebê-la, implorando para que permanecesse lá para sempre. Ela atravessou a praia cristalina e caminhou por sobre as montanhas e vales, procurando por todas as criaturas viventes. Magicamente as tocou com desejo e as mandou embora em alegres pares. Abençoou o útero das mulheres, guardando-os enquanto cresciam, e aliviou as dores do parto. Em todos os lugares, espalhou a promessa escondida da vida. Todos os dias beijava a terra com o orvalho da manhã.”

Atributos

Ela é considerada um dos arquétipos da beleza feminina, correspondente à Deusa romana Vênus.

Seu nome vem da palavra grega Aphros que quer dizer espuma e significa “Aquela que nasceu da espuma”.

Campo de Atuação

Afrodite governa o nascimento, a vida, o amor, a morte, o tempo e o destino. Considerada Deusa dos instintos e da fecundidade, os gregos acreditavam que era ela quem espalhava sobre a Terra a energia causadora da geração de todas as coisas. Seu poder podia ser sentido nos reinos humano, animal e vegetal. De acordo com os gregos, Afrodite é quem acende a chama do desejo no coração dos homens, sendo capaz de uni-los emocional ou sexualmente. Ela é a Deusa do amor e do desejo sexual. Sua função como Deusa do amor é inspirá-lo em todas as suas manifestações.

Na natureza, seu poder se fazia sentir por intermédio das chuvas da primavera, enviadas pela Deusa para fecundar o solo e fazer germinar as sementes. Acreditava-se que nesse período Afrodite visitava o mundo e, por onde pisasse, flores germinavam aos seus passos. Ela era a responsável pela beleza das plantas e expressava o vigor da primavera. Em Creta, recebeu o título de “Antheia”, que significa “Deusa das Flores”, devido à sua conexão com as plantas mágicas e por ser a responsável pelo orvalho da manhã, que realça o brilho das flores. Afrodite era considerada o poder reprodutor da natureza, Senhora soberana da preservação das espécies e da renovação da vida.

1- Afrodite Urânia: Afrodite Celeste. Aspecto da Deusa nascida de Urano, em sua face celestial, simbolizando o amor puro e ideal.

2- Afrodite Pandemus: Afrodite Mundana. Aspecto da Deusa que representa o amor sedutor e vernal. Afrodite mais volúvel e sedutora, que estava associada à prostituição e, em muitas cidades da Grécia em que era honrada, suas Sacerdotisas eram cortesãs e ligadas à prostituição sagrada, parte integrante de seu culto, o que faz lembrar os mistérios da Deusa semítica Astarte. Pelos ritos sexuais, suas Sacerdotisas iniciavam os homens em seus mistérios.

3- Afrodite guerreira: devido sua união com Ares. Em Esparta, ela era retratada com elmo, escudo e armas de guerra.

4- Protetora dos marinheiros: já que era nascida do mar.

5- Ela rege o movimento das energias de atração e sedução, por isso sua força deve ser utilizada em rituais que visam atrair o amor, a sexualidade, o parceiro ideal.

6- Invoque-a quando estiver passando por algum perigo, como ao ser injustiçado ou se estiver em alguma batalha pessoal.

7- Atrai a beleza para nossa vida, seja no trabalho, nas amizades, nas conquistas pessoais, na autoestima.

8- Quando você sentir que seu dia a dia está precisando de mais encanto e motivação, chame por Afrodite.

Animais sagrados

O pombo.

Lugar de Culto

Na natureza, jardins com muitas flores.

No mar.

Oferendas

Frutas e flores, mel, ovos cozidos; em pratos ou vasilhas de cobre. Concha, estrela, coração, maçã, pérola, rosa, guirlanda de flores, meia lua (lua crescente)

Dia da semana

Sexta-feira

Cores

Rosa e Verde

Aroma

Rosas

Conexão

Numa sexta-feira, tome um banho de pétalas de rosas, vista-se de rosa e acenda um incenso de rosas. Percorra todos os ambientes de sua casa com o incenso, chamando por Afrodite.

Encantamento:

Afrodite, Senhora do amor,

Nascida do mar,

Mais bela entre todas as Deusas,

Esteja comigo e me proteja.

Fontes: Todas as deusas do mundo-Claudiney Pietro


bottom of page