
Deusa Oxum
Dizem que ela é doce e mansa como as águas de um rio. Aquela que enche o ventre seco da mulher que deseja um filho ... mas depois que nasce, ela entrega para Iemanjá, porque Oxum é a Deusa da beleza, do amor e da riqueza.
🪞
Conta a lenda yorubá que Oxum foi esposa de Xangô, que por sua vez tinha três rainhas. Uma delas era a Deusa Obá.
Vaidosa e muito matreira, disse ä Obá que Xangô adorava que Oxum servisse ä ele suas orelhas numa sopa (olha só que meiga 😇). Acreditando piamente em Oxum, a deusa Obá tirou uma de suas orelhas e fez com ela uma apetitosa refeição.
Quando o rei do Trovão, faminto devorou a sopa, cuspiu fora a orelha de Obá e deu-lhe um ralho e ordenou que Obá fosse embora de sua tribo.
😭
Tadinha de Obá, foi confiar bem na danada da Oxum, que queria Xangô só para ela?
💛
Oxum é um rio manso que desenboca numa revolta cachoeira e äs vezes um filete de água que cai nas pedreiras de Xangô.
Extremamente vaidosa com seu abebe numa das mãos e na outra, uma espada empunho demonstra seu poder de criação, pois são suas águas que alimentam os mortais.
🫄
Suas filhas gostam de roupas caras, jóias e perfumes; amam com a mesma devoção com que odeiam. São ciumentas, pois o que é de Oxum ninguém tira! Só se ela quiser.
Seu lado feiticeira devora as inimigas ... porque Oxum é Oxum ... e não se fala mais nisso.
🫦
Para se harmonizar com essa energia sensual, amorosa, forte e determinada naquilo que deseja, de à Oxum ovos cozidos temperados com dênde; simbolismo da fertilidade feminina, os óvulos fecundados.
Ofereça-lhe flores do campo ... perfume com carga intensa de lírios ... pulseiras douradas e anéis.
💖 Salve Oxum 💖