top of page

Eostre - Deusa da Primavera


Eostre ou Ostara, é o nome dado às festividades pagãs do equinócio da primavera, Easter é nome da Páscoa em inglês, isto porque a igreja católica adaptou essa data ao calendário cristão.

Muito do que se sabia sobre ela foi perdido com o tempo, mas sabe-se que seu nome tem origem anglo-saxã provinda do advérbio Sol nascente ou Sol que se eleva.


Era também, relacionada a aurora e posteriormente associada à luz crescente da primavera, quando a alegria e benções retornam à Terra.


Foi associada às deusas mais antigas, como Astarte e Ishtar.


A lenda de Eostre conta que a Deusa gostava muito de crianças e fazia magias e cantos para assim entrete-las.

Um dia sentada num jardim, um pássaro pousou em seu ombro e a Deusa com sua magia transformou a ave em uma linda lebre, seu animal favorito. Mas, com o passar do tempo, Eostre notou que a lebre não estava feliz. Ela não podia mais cantar e voar livremente.

As crianças pediram à Deusa que transformasse a lebre em pássaro novamente; a Deusa, tentou ... tentou, tentou ... mas não tinha como reverter o feitiço porque era inverno e sua força não estava em pleno poder.

Eostre prometeu às crianças que, assim que a primavera voltasse e sua magia estivesse forte novamente, reverteria o feitiço.

E assim se fez. Logo que a primavera chegou, a magia de Eostre voltou em seu total apogeu e a Deusa transformou a lebre em pássaro novamente, para sua alegria. Em agradecimento por voltar novamente a sua forma livre, a lebre transformada em pássaro botou lindos ovos e, quando, novamente o inverno chegou pintou os ovos em homenagem a Deusa e às crianças e como presente espalhou-os pelo mundo.


Ao perceber que havia interferido no livre-arbítrio de alguém, Eostre entalhou a figura de uma lebre na lua, para que as pessoas lembrem-se sempre de seu ato tolo.

Mesmo a Deusa, não tinha esse direito.


Para invocar sua energia de juventude, beleza, amor, fertilidade, alegria e crescimento:


"" Coloque em um cesto ovos pintados de verde, rosa, branco, azul celeste. Muitas flores coloridas e fitas coloridas. Enfeite com fotos ou imagens de lebre e pássaros. Escreva num papel seus pedidos e coloque dentro do cesto. Seu dia da semana é sexta-feira."


Fonte: Todas as Deusas do Mundo - Claudiney Prieto.

Versão: Lilith Vênus



bottom of page