top of page

Lilith - a Primeira Mulher


Vamos falar sobre Lilith - um verdadeiro símbolo de empoderamento feminino.


Na crença tradicional Judaica, Lilith era vista como um demônio da noite, mulher apavorante.

Na crença islâmica ela foi mencionada na Biblia como a primeira mulher de Adão, que não foi feita da costela dele e tem personalidade própria, muito forte, destemida, nem um pouco passiva e que se igualava à Adão em termos de valor. Por não querer se submeter à Adão, segundo alguns manuscritos da gênese humana, ela se recusava a ficar sempre por baixo durante as relações sexuais e foi embora do Éden ... e por isso Deus criou Eva - a doce e submissa.


Lilith remota à um tempo muito antigo, foi uma deusa adorada na Mesopotâmia e na Babilônia - Deusa dos ventos e tempestades (que eram portadores de enfermidades e morte).


Na mitologia suméria, Lilith era Lilitu, na Suméria e na Babilônia ela era ao mesmo tempo cultuada e identificada com os espíritos malignos e demônios. Seu símbolo é a lua, pois assim como a Lua, ela seria uma deusa de fases boas e ruins.


Enfim, Lilith representa a força da mulher, numa época em que o Patriarcado imperou no Mundo através do Cristianismo, destruindo o mundo em que a mulher era reverenciada e reconhecida pelo seus atributos de criadora, geradora e mantenedora.


By: Lilith Vênus





bottom of page