
"Hécate é uma Deusa de inúmeros atributos ... ela não reina apenas sobre a Bruxaria, a morte, mas também sobre o nascimento, o renascimento e a renovação.
Ela era invocada pelos gregos para protegê-los dos perigos e das maldições.
Históricamente, Hécate é uma Deusa que se originou nos mitos dos antigos karianos, no sudoeste da Ásia menor, e foi assimilada na religião grega a partir do século VI AEC.
Hekat é uma antiga palavra egípcia que significa " Todo o poder", pode ser a origem do nome Hécate.
Outros significados: "ela que trabalha seu desejo", " Aquela que é distante" ou " A mais brilhante".
Existiram pouquíssimos templos devotados a Hécate e os poucos que foram encontrados não são totalmente documentados. Muitos dos santuários devotados a ela eram pequenos e não tinham grandes ou preciosos materiais.
Existem estátuas que a representam, mas são quase todas cópias romanas e é difícil saber o quão fiéis elas sejam das originais.
Considerada uma Deusa Tríplice, classicamente fazia uma trindade com Perséfone e Deméter. Ao contrário da visão moderna pagã, Hécate era considerada a Donzela, enquanto Perséfone era a Mãe e Deméter a Anciã.
Hécate era invocada nas encruzilhadas durante a noite. Suas representações mostram-na carregando tochas e muitas vezes é uma Deusa Tríplice com três faces. Oferendas eram deixadas a ela nas margens das estradas e nos cruzamentos. Era a padroeira das bruxas e em alguns lugares da Tessália , cultuada por grupos exclusivos de mulheres sob a luz da Lua...
Como uma Deusa do Submundo, ela era também invocada nos cemitérios, pois era ela que conduzia as almas ao Submundo, o Reino dos Mortos, com as suas tochas. Era uma deusa negra em seus aspectos positivos e negativos.
Dia da semana - segunda-feira
Cores - preto, roxo, vermelho
Aroma - menta