top of page

Oxum ... a Deusa Feiticeira


Oxum é o orixá originado do rio Osun, localizado no sudoeste da Nigéria; considerada dona das águas doces, ela tem sua energia nos rios, cachoeiras, remansos, queda d águas.


Oxum é considerada feiticeira por ter ligação com as 3 Yamins ...feiticeiras da cultura Yorubá, as intocáveis velhas e sábias.


Tudo o que é redondo remete ao ventre e, por consequências as Yamis. O poder das grandes mães é expresso entre os orixás por Oxum, Iemanjá e Nanã, mas o poder de lami é manifestado em toda mulher, que, não por acaso, em quase todas as culturas, é considerada tabu.


Este tabu teve origem na ascensão do patriarcado, que tirou o poder das mulheres na sociedade e, matou a Religião da Deusa.


Essa trindade na cultura Yorubá, remete à existência da Deusa Triplíce ... a donzela, a mãe e a anciã.


Provando que tudo está interligado.


Existem muitas lendas sobre Oxum, assim como dos demais orixás, numa delas conta-se que Oxum foi a primeira e única mulher a participar da reunião dos orixás masculinos em que decidiam o destino da humanidade.


Sabendo dessa reunião, Oxum não conformou-se que na condição de mulher, não poderia participar e, por isso, jogou um feitiço na tribo para que todas as mulheres ficassem inférteis e não houvesse mais nenhum nascimento.


Oxalá, o orixá supremo, vendo o que tinha acontecido na tribo, procurou o oráculo de Ifá que contou-lhe que Oxum havia tornado todas as mulheres e vegetação inférteis.


- O que podemos fazer para que Oxum desfaça esse feitiço? indagou Oxalá ao oráculo.

- A tribo e todas as mulheres voltarão a ser férteis somente se Oxum for aceita na grande reunião dos orixás masculinos. disse Ifá.


E Oxalá, sem ter como questionar o oráculo, chamou Oxum até ele e lhe disse:

- Amada filha, dona das águas doces que gera a vida, a partir de agora tú serás aceita entre os orixás masculino nas decisões quanto à humanidade.


Muito matreira e vaidosa, Oxum desfez a maldição sobre a tribo e desde então, participa da grande reunião dos orixás.


Essa é apenas uma das muitas lendas que cercam Oxum, mas deixa muito evidente seu poder de convencimento, seu empoderamento feminino que de forma alguma ser renegada a simples parideira por ser mulher.


Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page