top of page

Oxum ... mãe que não desiste de seus filhos


"Minha mãe Senhora das senhoras merecedora de glórias... não sendo Marieles...mais sendo Carmens...irmã de Cleuzas filha de Tereza...guerreira mãe Avó Bisavó...sacerdotisa...feiticeira... mulher que faz....faça chuva ou faça sol...com lágrimas ou alegria ela não desiste....Oxum é a dona do seu Ori...exú dono de seus caminhos...Ogun do seu destino... não sei apenas gostar... eu sou de amar e me declara... por isso este poema eu vim falar e lhe mostrar...que eu sempre irei te venerar. Te amo nossa grande mãe!"

By: Bábà Egbé Cláudio de Oxum


Eu não teria como iniciar este sonho de tantos anos, sem falar daquela que muito mais que me dar a vida, me deu um caminho a trilhar.

Não tenho dúvida de que Oxum foi me moldando lentamente como o rio que corre e vai abrindo seu caminho por entre pedras, matas, terras e quebra d´águas.

Incansavelmente, como só uma mãe pode ser, ela esperou que eu estivesse preparada para recebê-la com amor e cumprir minha jornada nesta vida.

Como uma aquariana nata, de espirito rebelde e medo de ficar presa à religiões e obrigações, lutei contra a força que dia após dia crescia em meu coração.

Um amor universal, que apesar de um lado humano egoísta, sente empatia pela dor do outro e se acha sempre forte e preparado para ajudar mais um filho.


Não tive filhos do meu sangue, dizem que Oxum é o orixá que prepara e cuida do ventre da mulher para que possa gerar filhos. Mas, fui mãe de todos aqueles que bateram a minha porta e precisaram de uma palavra, um omolukum arriado, um banho, um jogo de cartas para encontrar seu caminho. E, hoje vejo que foram muitos que passaram pelo Oba xirê, otá miro ... pedra da casa de Oxum, domínio do amor, paixão, raiva, determinação e ciúmes.

E essa digina de santo, resume de forma magistral o que foi, o que é minha vida.


Fogo e água, juntos no meu ori!


Oxum foi minha (ou eu fui dela) desde o início, mas somente hoje, depois de muitos, muitos anos de negação, compreendo a força dela em mim, e o trabalho que vim nesta terra realizar.


Hoje, revestida de Bruxa Eclética, que reverencia à Grande Deusa ... mas, sempre Oxum.


Ora yeyeo! Salve seu Poder em minha vida, Oxum!


bottom of page