top of page

Magia Xamânica – Lobo Guardião do Conhecimento e poder




Olhos escuros que me espreitam, silenciosamente.

Uma paz emana de ti.

Querido guardião e protetor

Por todas as vidas há de me seguir.



O lobo é um dos animais de poder mais conhecidos na Magia Xamânica ou Cura Xamânica, por intrigar e fascinar à todos com seus olhos selvagem, corpo imponente e força admirável.

É muito comum na Umbanda encontrar caboclos de Oxóssi que tem esse animal como totem, trazendo para seus filhos proteção, inteligência e intuição.


Mas por que o Lobo é tão místico?


Algumas lendas contam que na grande Nação das Estrelas, o Lobo é representado pela Estrela do Cachorro a estrela Sirius, da qual segundo as antigas tradições, vieram nossos mestres Xamânicos.

Para os egípcios do tempo dos faraós a estrela Sirius era considerada a morada dos Deuses.

Nas muitas culturas e religiões de matriz africana e indígenas, este animal aparece como ligação entre o mundo físico e espiritual; o mundo visível e invisível. Tendo o poder e a capacidade de nos guiar entre os mundos e ajudar no contato com nossos guardiões e entidades.


O Lobo é o desbravador e percursor de novas ideias. Possui o espírito fiel, assim como o cachorro, tem apenas uma companheira durante toda a sua vida. Possui um grande sentimento de família em relação aos demais membros da alcateia, sem que isso afete sua individualidade.

Nisso eles se assemelham muito aos humanos, pois também conjugamos a capacidade de integrar uma sociedade sem que isto afete nossa individualidade ou impeça a existência de nossos sonhos e anseios mais íntimos.


O Lobo tem os sentidos muito aguçados e tem na lua a sua aliada de poder. Observem que em símbolos totens, imagens e pinturas, o lobo sempre aparece uivando em direção ao lindo satélite.

A lua simboliza a energia psíquica, a intuição, energia feminina, o inconsciente que guarda os segredos da sabedoria e do conhecimento e o lobo é o seu guardião.


Ao uivar para a lua, o Lobo manifesta seu desejo de entrar em contato com novas ideias que se ocultam sob a superfície da mente consciente.


O totem do Lobo nos estimula a compreender o Grande Mistério que é a vida. Associado à proteção e à capacidade de nutrir e transmitir força.


Pessoas de personalidade Lobo são organizadas, estrategistas, pontuais e controladoras. Previsíveis e leais, têm dificuldade em adaptar-se às mudanças e, muito responsáveis com a realização do combinado.


À medida que você sente o Lobo crescendo no seu interior, sentira-se compelido a escrever ou a fazer conferências sobre temas que possam ajudar os outros a compreender o caráter único de suas próprias personalidades, ajudando-os a encontrar seu caminho na vida.

Isto é muito importante, pois é pela difusão das grandes verdades que a consciência da humanidade será, enfim, transformada e atingira novos níveis.


Se o Lobo despertou com toda sua sabedoria ancestral em você, é momento de prestar atenção na sua intuição e entrar em contato com o professor que reside em seu íntimo.


Minha conexão com o Lobo aconteceu num ritual xamânico. Ele estava a minha espera na entrada da Caverna dos Mistérios, de prontidão, para guiar-me pelo mundo invisível e conectar-me com as forças sobrenaturais da Grande Mãe Estelar.


Desde então ele me segue, me protege e me ajuda nos rituais que pratico e me mantem a aberta à todo conhecimento que me é transmitido pelos guardiões.


Existem várias formas de conhecer seu animal de poder; pode vir num sonho, numa forma direta ou não.

Isso quer dizer, pintado numa parede, retratado em uma fotografia, pode ser visto numa floresta, ou pode ser que seu mestre lhe conte. Por isso, é muito importante que você se mantenha alerta aos sinais que lhe aparecem.

Através de rituais xamânicos, trabalhos mediúnicos, meditações e visualizações.


Com certeza ele se mostrará quando você estiver pronto para recebê-lo.


Mas lembre-se: o Lobo, o maior mestre da tribo, só poderá vir ensiná-lo se você solicitar sua orientação e abrir-se para as lições de um verdadeiro mestre.




bottom of page